Um pouco da história desse dia:
Em alguns países há um dia especial para os professores. Em alguns deles é feriado, enquanto que em outros são realizadas apenas comemorações em dias úteis.
No Brasil a comemoração acontece no dia 15 de outubro. Segundo a enciclopédia wikipédia, no dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), o Imperador do Brasil, Pedro I, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisas, como: descentralização do ensino, salários dos professores, matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os profesores deveriam ser contratados. Idéia inovadora e revolucionária que, pelas quais lutamos até hoje.
Ainda segundo a wikipédia, somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, aconteceu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao profesor.
Nesse dia de comemoração é também de reflexão. É um bom dia para que cada professor repense o seu papel na sociedade.
Aqui na nossa escola a comemoração para esse dia é sempre muito apreciada por todos, este ano não fugiu à regra. A direção, juntamente com a coordenação, organizou a festa numa pizzaria da cidade e os professores compareceram e se divertiram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário